Holanda: Reunião informal dos ministros da cooperação para o desenvolvimento da União Europeia

Publicado em quinta-feira, 04 fevereiro 2016 16:48

A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, participou na reunião informal de Ministros da Cooperação para o Desenvolvimento da União Europeia (UE), nos dias 1 e 2 de fevereiro de 2016, em Amesterdão.

Neste encontro foi abordada a Estratégia Global da UE para a Política Externa e de Segurança, que deverá ser apresentada pela Alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Federica Mogherini, ao Conselho Europeu de junho, e ainda a revisão do Acordo de Cotonou, assinado entre a UE e o Grupo ACP (África, Caraíbas e Pacífico) que expirará em 2020.

A situação dos refugiados e imigrantes irregulares continua a manter o tema das migrações na ordem do dia, tendo os Ministros procedido a um debate de fundo sobre a forma como a cooperação para o desenvolvimento poderá ajudar a responder às necessidades dos refugiados e das comunidades que os acolhem, com destaque para o apoio aos refugiados da Síria e seu acolhimento pelos países vizinhos.

A reunião contou com uma sessão conjunta dos Ministros do Desenvolvimento e Ministros do Comércio, no dia 2 de fevereiro, que debateram a sustentabilidade das cadeias de valor global.

A conferência de imprensa que seguiu à reunião conjunta entre os ministros do desenvolvimento e os ministros do comércio pode ser consultada no seguinte endereço: http://www.consilium.europa.eu/en/meetings/fac/2015/10/26/