Reunião técnica sobre políticas e práticas de salvaguarda no desenvolvimento internacional

Publicado em sexta-feira, 25 outubro 2019 11:11

Teve lugar, em Lisboa, no dia 24 de outubro de 2019, uma reunião técnica sobre Liderança e Cultura Organizacional na definição de políticas e práticas de Salvaguarda no Desenvolvimento Internacional, promovida pela Plataforma Portuguesa das ONGD. Participaram neste encontro diversas instituições, como sejam o Ministério da Educação e o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, CPLP, ONGD, fundações e centros de estudo. O Camões, I.P., fez-se representar pelo Chefe de Divisão do Gabinete de Planeamento, Programação e Estatística, Miguel Girão de Sousa.

Para facilitar o discussão foi convidada uma oradora da British Overseas NGOs for Development (BOND), que apresentou a sua experiência e trabalho neste campo, contextualizando a temática da Salvaguarda no setor do Desenvolvimento Internacional e o papel dos diferentes atores na melhoria da qualidade das práticas e medidas de Salvaguarda, Responsabilização e Transparência na Cooperação Internacional e Ajuda Humanitária.

O debate, muito participado, reforçou a necessidade das organizações da sociedade civil garantirem a existência no seu seio de políticas e procedimentos para implementar elevados padrões de salvaguarda, impedir a exploração sexual, abuso e assédio nos seus programas e projetos, e promoverem culturas organizacionais que não tolerem qualquer forma de exploração, abuso ou assédio em primeira linha e que consigam responder rápida e eficazmente perante qualquer um destes comportamentos. Os participantes tiveram igualmente oportunidade de partilhar boas práticas e discutir que passos poderão ser dados a nível nacional, pelas diferentes entidades, na promoção de um compromisso conjunto para a Salvaguarda e Proteção de Pessoas no contexto do Desenvolvimento Internacional.