Portugal: Revista Pessoa Plural apresentada na Casa Fernando Pessoa

Publicado em segunda-feira, 11 junho 2012 09:47

O n.º 1 da revista Pessoa Plural vai ser apresentado, no dia 14 de junho de 21012, pelas 18:30, na Casa Fernando Pessoa, na presença dos seus diretores Paulo de Medeiros,  Professor Catedrático na Universidade de Utrecht, Jerónimo Pizarro, responsável pela Cátedra (do Instituto Camões) Fernando Pessoa da Universidade de los Andes, em Bogotá, e Onésimo Teotónio Almeida, Professor Catedrático no Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros da Brown University, em Providence.

Trata-se de uma revista universitária editada pelo Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros da Brown University, o Centro de Estudos Portugueses da Universiteit Utrecht e pelo Departamento de Humanidades e Literatura da Universidad de los Andes. Os números editados de Pessoa Plural estarão disponíveis em linha e terão uma secção dedicada à apresentação de textos inéditos ou redescobertos.

A revista acolhe propostas de publicação de investigadores de todos os países e todas as nacionalidades, interessados pela vida e a obra de Fernando Pessoa, pela dos seus contemporâneos e pela edição de autógrafos modernos.

Para além de artigos, sujeitos a arbitragem científica, a revista publica igualmente entrevistas e recensões críticas, que forem diretamente pedidas pela direção.

 PessoaPlural

Paulo de Medeiros é Professor Catedrático na Universidade de Utrecht. Em 2011-2012 foi Keeley Fellow no Wadham College, da Universidade de Oxford. Tem leccionado como professor convidado em várias universidades em Portugal, no Brasil, Espanha e Reino Unido. Integra, como Honorary Fellow o Instituto de Estudos Germânicos e Românicos da Escola de Altos Estudos da Universidade de Londres. A sua investigação centra-se na narrativa Luso-Brasileira, na teoria literária e cultural com ênfase na relações entre literatura e política, assim como em questões pós-coloniais. Recentemente organizou a colectânea Postcolonial Theory and Lusophone Literatures (Utrecht, 2007), e co-organizou vários numeros temáticos de revistas dos quais o mais recente é um da Journal of Romance Studies sobre Psychoanalysis and Portuguese Studies (2011). Prepara neste momento um estudo monográfico sobre o Livro do Desassossego.

Jerónimo Pizarro é Professor Assistente do Departamento de Humanidades y Literatura da Facultad de Artes y Humanidades da Universidade de los Andes (Bogotá - Colômbia) e Doutor pelas Universidades de Harvard e de Lisboa. É membro do grupo de trabalho que prepara a Edição Crítica de Fernando Pessoa, projeto para o qual já contribuiu com sete volumes. Em 2009 organizou o livro Fernando Pessoa: O Guardador de Papéis; Em 2010 organizou a primeira edição crítica do Livro do Dessossego; Em 2011, co-organizou um livro intitulado Portuguese Modernisms in Literature and the Visual Arts, Oxford, Legenda.

Onésimo Teotónio Almeida nasceu no Pico da Pedra, S. Miguel, Açores, no dia 18 de dezembro de 1946. Professor Catedrático no Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros da Brown University, Providence, Rhode Island, EUA, de que foi director de 1991-2003. Leciona na Brown desde 1975. Doutorado em Filosofia pela Brown University (1980), é Fellow do Wayland Collegium for Liberal Learning, um Instituto de Estudos Interdisciplinares na Brown University, onde lecciona uma cadeira sobre Valores e Mundividências. Tem uma vasta obra ensaística e de ficção publicada. É ainda cronista regular em diversos jornais.