Romance “Nenhum Olhar”, de José Luís Peixoto, traduzido no Japão com apoio da LATE

Publicado em quinta-feira, 29 setembro 2022 15:12

Foi lançada, no dia 17 de setembro de 2022, a tradução japonesa de “Nenhum Olhar”, de José Luís Peixoto, o primeiro romance do escritor vencedor do Prémio Literário José Saramago, em 2001. A obra foi publicada com o apoio da LATE - Linha de Apoio à Tradução e Edição - promovida pelo Camões-Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) - e com o apoio da Embaixada de Portugal no Japão, com base no fundo do "Prémio de Tradução Rodrigues, O Intérprete".

A obra, que já se encontra à venda nas livrarias japonesas, foi traduzida por Junko Hosoyamada, com supervisão de Naotoshi Kurosawa, professor da TUFS-Tokyo University of Foreign Studies. A obra tem a chancela da Editora Gendai Kikakushitsu.Trata-se da segunda obra de José Luís Peixoto a ser traduzida para o japonês, depois de “Galveias” (2018).

Este é igualmente o segundo volume da “Série da Literatura Portuguesa Contemporânea, cujo primeiro volume, “Antologia de Contos Portugueses Contemporâneos”, foi publicado em 2019.

Mais informações (em japonês) aqui.

 

Foto: Camões - Centro Cultural Português em Tóquio