Roménia: António Lobo Antunes recebe Prémio literário e Doutoramento Honoris Causa

Publicado em quarta-feira, 01 outubro 2014 17:36

O escritor português António Lobo Antunes desloca-se a Cluj, na Roménia, nos dias 6 e 7 de outubro de 2014, onde será homenageado no âmbito do Festival Internacional do Livro da Transilvânia e receberá o título de Doutor Honoris Causa conferido pela Universidade Babeş-Bolyai.

A cerimónia de Doutoramento realizar-se-á na Aula Magna da Reitoria, dia 6 de outubro, às 11:00. O discurso de Laudatio será feito por Ruxandra Cesereanu, professora, especialista em literatura comparada e importante voz da literatura romena contemporânea.

Esta iniciativa tem o apoio de Corin Braga, diretor da respetiva Faculdade de Letras, e de Ioan Aurel Pop, reitor da Universidade Babeş-Bolyai, instituição que tem um protocolo de cooperação com o Camões, IP na área do ensino de Português Língua Estrangeira (PLE).

A distinção académica, segundo as Publicações D. Quixote, é “resultado de uma decisão unânime dos membros do senado daquela universidade, uma das mais antigas e prestigiadas da Europa central e oriental”.

No dia 7, a partir das 12:00, nas instalações da Faculdade de Letras, onde funciona o Centro de Língua Portuguesa/Camões, IP, o autor participa num debate aberto ao público, moderado pelo poeta romeno Dinu Flămând, prolífico tradutor de literatura portuguesa.

Estão igualmente previstas para essa data uma sessão de autógrafos e o lançamento de uma antologia de crónicas de António Lobo Antunes, “Inima inimii” (“O coração dos corações”), traduzida por Dinu Flămând e publicada pela editora Humanitas.

Ainda no mesmo dia, às 19:00, o Festival Internacional do Livro da Transilvânia de Cluj vai homenagear o escritor português, atribuindo-lhe o Grande Prémio de Excelência.

Todos os eventos contarão com a presença de João-Bernardo Weinstein, Embaixador de Portugal na Roménia, e de Daniel Silva Perdigão, leitor do Camões IP na Universidade de Bucareste.

“Memória de Elefante”, publicado em 1979, é o primeiro romance de António Lobo Antunes, escritor e psiquiatra, nascido em Lisboa em 1942. Entre a sua vasta e premiada obra figuram, nomeadamente, os títulos “A Explicação dos Pássaros” (1981), “Tratado das Paixões da Alma” (1990) e “O Esplendor de Portugal” (1997).

Mais informação:  http://portughezacluj.ro/