Roménia: Os Dias do Cinema em Português

Publicado em segunda-feira, 17 setembro 2012 08:58

A 5ª edição dos Dias do Cinema Português (este ano rebatizada ‘Dias do Cinema em Português’) decorre entre 19 e 21 de setembro em Bucareste, no Instituto Cultural Romeno, com a exibição de documentários de autores portugueses e ficção de dois brasileiros e um angolano.

Promovido pelo Camões, I.P. em parceria com o Instituto Cultural Romeno e, este ano, com a colaboração da Embaixada do Brasil em Bucareste, os Dias do Cinema em Português apresenta produções legendadas em romeno dos anos 2000, «retratando, pela abordagem documentária ou ficcional a atualidade de países que partilham a mesma língua - neste caso Angola, Brasil e Portugal».

A programação abre a 19 de setembro com a projeção de Guimarães, Capital Europeia da Cultura (2012) uma produção da RTP 2012, seguida do visionamento de O Herói (Angola, Portugal, França, 2005) do angolano Zézé Gamboa.

No dia seguinte, a programação abre com Joana Vasconcelos, coração independente (Portugal, 2008), de Joana Cunha Ferreira e prossegue com a ficção O ano em que meus pais saíram de férias (Brasil, 2006) de Cao Hamburger.

O ciclo encerra a 21 de setembro a exibição de Se eu fosse você (Brasil, 2006), de Daniel Filho.