Rússia: Filme português premiado em festival de cinema da Sibéria

Publicado em segunda-feira, 07 fevereiro 2022 14:07

Portugal ganhou o 3.º prémio do Festival de Kansk com a comédia de humor negro “Sagrada Família”, de Margarida Lucas. O filme conta a história de uma família de cinco irmãos, uma mãe solteira e uma avozinha que vivem apertados num pequeno andar em Benfica.

A palma do podador de ouro - que distingue o vencedor do certame - foi atribuída a “Forever”, do realizador norte-americano Mitch McGlocklin. O 2.º lugar coube a “Gym Patriot”, do britânico Slobodan Karajlovitch. “Correction”, de Lídia Pikker, conquistou o prémio de melhor filme russo. A menção honrosa da edição especial dos 20 anos foi atribuída ao realizador russo Alexei Akimov pela obra “Kiryukha”, enquanto “Recaptcha”, do realizador norte-americano Richard Hamasaki, levou o prémio especial do parceiro do festival para a melhor banda sonora.

O Festival Internacional de Cinema de Kansk, que se realizou de 28 a 30 de janeiro de 2022, nasceu há duas décadas nesta longínqua cidade da Sibéria (situada a 200 quilómetros de Krasnoyarsk), cuja designação em russo corresponde literalmente ao nome da cidade francesa anfitriã do famoso festival da sétima arte - Cannes.

O programa do evento incluiu debates, uma exposição de fotografias, um concerto de música e performance de arte contemporânea.

32911 2