Roménia: Saídas profissionais no encontro anual de lusitanistas romenos

Publicado em segunda-feira, 19 novembro 2012 08:40

As saídas profissionais de quem aprende e estuda a língua portuguesa são o tema da 9ª edição do encontro anual dos lusitanistas romenos, que tem lugar a 20 de novembro de 2012 na Faculdade de Letras da Universidade Babes-Bolyai de Cluj-Napoca.

O tema do encontro é A Língua Portuguesa - Saídas Profissionais e nele tenciona-se apresentar aos alunos e estudantes de português de Cluj as possibilidades com podem contar ao aprenderem a língua portuguesa, bem como tomar contacto com as experiências profissionais das pessoas que seguiram uma carreira com base na língua portuguesa na Roménia.

O encontro, que decorrerá em português, será aberto pelo encarregado de Negócios da Embaixada de Portugal, Ricardo Pracana, e terá como convidados os professores universitários Veronica Manole, responsável pelo Centro de Língua Portuguesa/Camões IP de Cluj-Napoca, e Daniel Perdigão, leitor do Centro de Língua Portuguesa/Camões IP de Bucareste, e convidados romenos que presentemente desempenham uma profissão utilizando a língua portuguesa.

A língua portuguesa é ensinada na Roménia com o apoio do Camões IP em quatro universidades – Bucareste, Ovidius de Constança, Babes-Bolyai de Cluj Napoca e Oeste de Timisoara – embora com estatutos diferentes.

Tanto em Bucareste como em Constança são oferecidas licenciaturas de Estudos Portugueses e o português é oferecido noutras licenciaturas. No ano letivo de 2011/2012, existia um total de 601 estudantes de português nestas duas universidades.

Nas universidades de Cluj-Napoca e Timisoara, o português é uma disciplina opcional e o número de estudantes foi aí, respetivamente, de 70 e 45.

O português é ainda ensinado nos liceus romenos Eugen Lovinescu, de Bucareste, e Mihai Eminescu, de Cluj-Napoca.