São Tomé e Príncipe: 17.ª missão da especialidade Cirurgia Pediátrica no âmbito do Projeto “Saúde para Todos – rumo à sustentabilidade”

Publicado em sexta-feira, 18 junho 2021 11:02

Decorreu entre os dias 17 e 24 de abril de 2021, no Hospital Dr. Ayres de Menezes (HAM), na cidade de São Tomé e nos postos de saúde de Neves e Cantagalo a 17.ª missão da especialidade Cirurgia Pediátrica. Integraram a missão uma equipa de profissionais de saúde portugueses: Dra. Sara Pereira e o Enfermeiro Luís Fernandes.

Numa semana de missão foram realizadas 85 consultas a doentes de São Tomé e da ilha do Príncipe, previamente triados pela equipa de Cirurgia Geral, Urologia e Pediatria do HAM. Foram realizados 27 procedimentos cirúrgicos no bloco operatório, a um total de 21 doentes definidos como prioritários em consulta, e propostos 2 doentes para evacuação médicas para Portugal. Foi, também, realizada uma sessão formativa conjunta entre a equipa da missão de cirurgia pediátrica e a de otorrinolaringologia com foco na pandemia de COVID-19 – “Orientações para Prevenção e Vigilância Epidemiológica das Infeções por SARS-CoV-2 (COVID-19) nos Serviços de Saúde”.

No sentido de cumprir com um dos eixos a que este Projeto se propõe, o de formação e capacitação de quadros nacionais - com vista à efetiva autonomia e progressiva sustentabilidade do setor, todas as atividades clínicas realizadas pela missão foram acompanhadas pela Dra. Leilla Silva, interna de Cirurgia Pediátrica a trabalhar com a equipa de Cirurgia Geral do HAM, que está a beneficiar de formação contínua em patologia de Cirurgia Pediátrica, no espaço da consulta, enfermaria e bloco operatório.

Durante 2021, último ano de implementação desta 4.ª fase financiada pelo Camões, I.P., está prevista a continuação das missões de especialidades médicas em São Tomé e Príncipe no âmbito do projeto “Saúde para todos”.

O projeto “Saúde para Todos” é financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e pela Direção Geral da Saúde de Portugal, sendo implementado pela AMVF – Associação Marquês de Valle Flôr e pelo IMVF – Instituto Marquês de Valle Flôr em estreita parceira com o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe.