São Tomé e Príncipe: Apoio financeiro para reabilitação de infraestruturas danificadas pelas enxurradas

Publicado em quarta-feira, 21 dezembro 2022 10:05

Teve lugar no dia 20 de dezembro de 2022, nas instalações do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades (MNECC) de São Tomé e Príncipe, a cerimónia de assinatura do Acordo de Apoio Financeiro entre o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e o MNECC para a reabilitação de infraestruturas danificadas pelas enxurradas de dezembro de 2021, com a presença do Embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe, Rui Carmo e o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades de São Tomé e Príncipe, Alberto Neto Pereira.

As enxurradas, que ocorreram nos dias 28 e 29 de dezembro de 2021, resultaram na perda de vida humana, alagamento de residências, comércios, instituições públicas e terras de cultivo, entre outras graves consequências. Em março de 2022, o país sofreu novas inundações nos distritos de Lembá, Mé-Zochi e Água Grande e, posteriormente, na Região Autónoma do Príncipe, com as cheias de 23 de maio.

O apoio de Portugal, no valor total de 150.000 EUR, será destinado ao desassoreamento de rios, reparação de estradas e pontes ou outras necessidades prioritárias identificadas pelas autoridades são-tomenses no âmbito da reabilitação de infraestruturas.

33637 2