São Tomé e Príncipe: Apresentação do balanço dos resultados do ano de 2022 do “Saúde para Todos”

Publicado em quarta-feira, 08 fevereiro 2023 12:20

Teve lugar no dia 3 de fevereiro de 2023, no Camões – Centro Cultural Português em São Tomé, a apresentação do balanço dos resultados do ano de 2022 dos dois projetos do Saúde para Todos: “Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe” (2022-2025) e “Reforço dos meios complementares de diagnóstico laboratoriais em São Tomé e Príncipe” (2021-2022). O evento contou com a presença do Embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe, Rui Carmo, do Diretor Executivo do IMVF – Instituto Marquês de Valle Flôr, Ahmed Zaky, e do Ministro da Saúde, Trabalho e Assuntos Sociais de São Tomé e Príncipe, Celso Junqueira.

Em 2022, primeiro ano de execução da 5.ª fase do Saúde para Todos, estiveram no país 25 missões médicas de 13 especialidades, permitindo a realização de 3519 consultas e 932 intervenções cirúrgicas ou especializadas. Foram ainda efetuadas 1381 sessões de telemedicina de 7 especialidades e introduzidos 26 576 exames na plataforma MEDIGRAF, assim como ministradas 77 sessões de formação em serviço e à distância dos profissionais de saúde nacionais.

Com o apoio ao reforço dos meios complementares de diagnóstico laboratoriais, foram reabilitados e equipados os 8 laboratórios do país, juntamente com a capacitação e acompanhamento dos profissionais afetos a estas unidades.

O Ministro da Saúde, Celso Junqueira, afirmou ser este projeto “um exemplo de cooperação que tem funcionado num setor crítico”. Considerou essencial o investimento em infraestruturas laboratoriais e equipamentos, mas considerou ser igualmente crucial o apoio dado através das missões de especialidades médicas e da aposta do projeto no desenvolvimento do capital humano, através da transmissão de conhecimento entre profissionais de saúde portugueses e são-tomenses e da formação em áreas fundamentais do setor da saúde.

Para além do impacto gerado pelo projeto ao longo de 2022, o Embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe, Rui Carmo, destacou ainda a concretização, em 2023, da primeira missão de neurocirurgia pediátrica como uma nova conquista do projeto.

33715 2

33715 3