São Tomé e Príncipe: Assinatura do Acordo de Parceria do projeto "Saúde para Todos - Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe 2022-2025"

Publicado em segunda-feira, 05 setembro 2022 10:09

Teve lugar no dia 22 de agosto de 2022, nas instalações da Embaixada de Portugal em São Tomé, a cerimónia de assinatura do Acordo de Parceria entre o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., a Direção-Geral da Saúde, a Associação Marquês de Valle Flôr e o Ministério da Saúde da República Democrática de São Tomé e Príncipe, relativo ao Projeto “Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe 2022-2025”, com a presença do Embaixador de Portugal, Rui Carmo e da Ministra da Saúde, Filomena Monteiro.

Em execução desde 2005, o "Saúde para Todos" é considerado um projeto de referência da Cooperação Portuguesa. O apoio prestado à rede de cuidados primários e preventivos, a realização de missões médicas especializadas portuguesas, o combate às doenças não transmissíveis, a reabilitação de infraestruturas e o seu apetrechamento, e o apoio à formação de profissionais de saúde são-tomenses foram algumas áreas do projeto destacadas pelo Embaixador de Portugal. Para além destas, a plataforma de telemedicina, utilizada desde 2011, tem também permitido o seguimento e a orientação de casos clínicos mais complexos, bem como a formação e aconselhamento a distância dos profissionais de saúde são-tomenses.

Nesta que será a 5.ª fase do Projeto, e com um orçamento de 5,08 MEUR para os próximos quatro anos, dar-se-á continuidade à promoção do aumento da disponibilidade, qualidade e crescente autonomia da prestação de cuidados de saúde preventivos, primários e especializados no país, bem como ao reforço da capacidade de resposta do Sistema Nacional de Saúde (SNS) são-tomense no combate a novos desafios epidemiológicos, com enfoque nas doenças não transmissíveis.

Segundo a Ministra da Saúde, espera-se com a assinatura deste acordo um fortalecimento das relações bilaterais e maior consolidação do sistema de saúde, especialmente considerando os desafios que o país tem enfrentado nos últimos anos a nível da saúde pública.

A totalidade da população são-tomense, enquanto utilizadora do SNS, e os 855 profissionais do Sistema Nacional de Saúde constituem os destinatários principais do projeto.

33424 1