São Tomé e Príncipe: Companhia de dança apresenta leitura coreografada de "Memorial do Convento", de José Saramago

Publicado em terça-feira, 06 dezembro 2022 12:55

A Companhia de Dança Contemporânea Dança em Diálogos apresentou uma leitura coreografada para crianças em São Tomé, a partir da obra "Memorial do Convento", de José Saramago. O certame resulta de um convite do Camões - Centro Cultural Português em São Tomé, em parceria com o Arte Institute.

Com coordenação de Solange Mello e interpretação de Margarida Garcez, esta leitura coreografada teve lugar no dia 18 de novembro de 2022, no Espaço CACAU, perante uma plateia de cerca de 70 crianças de três instituições de ensino.

Partindo da obra literária “Memorial do Convento”, esta apresentação surge, enquanto programa educativo, como um primeiro contato com a obra de Saramago, unindo o universo literário às possibilidades da dança enquanto expressão narrativa que parte do corpo e do movimento. Após o espetáculo de dança, as crianças foram convidadas a participar num ateliê, explorando a base narrativa do movimento e como este se propõe a caracterizar as personagens, o espaço e o tempo da ação do romance. 

Esta iniciativa do Camões - Centro Cultural Português em São Tomé integra a programação das Comemorações do Centenário do Prémio Nobel da Literatura português e conta com apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

Fotos: Camões - Centro Cultural Português em São Tomé

33606 2

33606 3

33606 4