São Tomé e Príncipe: Cooperação Portuguesa e OMS fazem doação de testes de diagnóstico do vírus da Dengue

Publicado em terça-feira, 31 maio 2022 09:27

No dia 25 de maio de 2022, pelo Embaixador de Portugal, Rui de Carmo, e pela Representante da OMS no país, Anne Ancia, em cerimónia presidida pelo Primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Jorge Bom Jesus, a Cooperação Portuguesa e a Organização Mundial de Saúde (OMS) responderam ao pedido de apoio do Governo de São Tomé e Príncipe, para a resposta ao surto de dengue no país, através da doação de um lote de 2.500 testes para a deteção do antigénio e anticorpos de inquérito sorológico de forma a apoiar os esforços das autoridades de saúde no diagnóstico de infeções por dengue.

Esta doação de Portugal resulta da parceria entre o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e o Instituto Marquês de Valle Flôr, através do projeto “Saúde para Todos – Reforço dos meios complementares de diagnóstico laboratoriais em São Tomé e Príncipe”, que tem como objetivo contribuir para o acesso universal da população são-tomense a cuidados de saúde de qualidade e promover o acesso a meios complementares de diagnóstico laboratoriais a nível central e distrital.

No âmbito deste projeto têm sido realizadas obras e melhoramentos nas oito unidades laboratoriais de São Tomé e Príncipe (Hospital Central Dr. Ayres de Menezes e laboratórios a nível distrital), dispensada formação para a prestação de cuidados eficazes ao nível dos meios complementares de diagnóstico laboratoriais e serão adquiridos equipamentos, materiais, reagentes e consumíveis laboratoriais.

33167 2