São Tomé e Príncipe: Especialistas forenses concluem formação

Publicado em quarta-feira, 21 julho 2021 12:16

Decorreu, entre os dias 21 de junho e 16 de julho de 2021, a última fase de formação e consolidação de conhecimentos dos especialistas forenses da Polícia Judiciária (PJ) de São Tomé e Príncipe, no âmbito do PACED – Projeto de Apoio à Consolidação do Estado de Direito nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor-Leste.

Os módulos de Formação Prática de Iniciação à abordagem do Local do Crime no âmbito das Ciências Forenses, ministrados pelo especialista do Laboratório de Polícia Científica da PJ de Portugal, Paulo Silva, destinaram-se a cinco elementos da equipa forense da PJ de São Tomé e a dois da Região Autónoma do Príncipe e incluíram matérias como Lofoscopia, Fotografia Criminalística, Biologia Forense e Balística.

O início da formação coincidiu com a entrega do último lote de material para o Laboratório da Polícia Judiciária de São Tomé e Príncipe.

Estas iniciativas inscrevem-se num apoio mais amplo do PACED à Polícia Judiciária de São Tomé e Príncipe, que garantiu já a entrega de quatro viaturas, duas motorizadas, diverso material de laboratório e outros equipamentos, além da instalação da rede informática com acesso à internet.

Com duração até dezembro de 2021, o PACED dispõe de um orçamento global de 8,4 milhões de euros, financiado através do 10.º Fundo Europeu de Desenvolvimento da União Europeia, cofinanciado e gerido pela Cooperação Portuguesa através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

O PACED tem como objetivos a afirmação e consolidação do Estado de Direito nos PALOP e em Timor-Leste, assim como a prevenção e luta contra a corrupção, o branqueamento de capitais e a criminalidade organizada, em particular, o tráfico de estupefacientes.

 

32547 4 32547 6
32547 3 32547 2
32547 5 32547 5