São Tomé e Príncipe: Exposição “XS”, de Fernanda Torgal

Publicado em quarta-feira, 06 fevereiro 2019 17:50

O Camões - Centro Cultural Português em São Tomé e Príncipe acolheu, entre os dias 28 de janeiro e 1 de fevereiro de 2019, a exposição “XS”, de Fernanda Torgal.

Nesta exposição a artista representa “os elementos da arquitetura, da luz, projetada, adivinhada, expandida em planos, atravessando janelas, refletida: de linhas ora meticulosas ora sugeridas; de janelas, clarabóias, sugerindo o interior e o exterior, tempos e lugares (…)”.

As cores e as formas agarradas na tela temporalmente, podem ser como versos ou como música, composições simples, melódicas. O objetivo é o de uma serenidade plástica. E, como numa partitura musical ou num poema, pretende deixar sempre espaço à interpretação do outro, só assim se completando, plural, nas várias leituras possíveis.”

Fernanda Torgal, nasceu em Santarém, onde viveu até ir para a faculdade. Licenciada em Medicina, com especialização em Pediatria, sempre se interessou pelas artes. Com curso de História de Arte da Sociedade Nacional de Belas Artes; iniciação à pintura a óleo; aulas de desenho e de pintura abstrata, participou em várias exposições, recebeu, em 2009, o Prémio de Pintura Mário Botas, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos.

 

20491 2

20491 3