São Tomé e Príncipe: Inauguração do serviço TeleGastro no Hospital Ayres de Menezes no âmbito do “Saúde para Todos”

Publicado em terça-feira, 22 junho 2021 09:42

No quadro do projeto “Saúde para Todos”, financiado pela Cooperação Portuguesa através do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e da Direção Geral de Saúde de Portugal, e implementado pela Associação Marquês de Valle Flôr, com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, da PT Inovação/Altice Labs, da Fundação Champalimaud e do Grupo José de Mello Saúde, foi inaugurado no dia 18 de junho de 2021, no Hospital Ayres de Menezes, em São Tomé, o serviço “TeleGastro”, que permitirá a avaliação e acompanhamento de pacientes gastroenterológicos através da Telemedicina.

 

A entrada em funcionamento deste serviço propiciará o rastreio, nomeadamente através da realização de endoscopias e colonoscopias, prevenção e tratamento de várias patologias ao nível do esófago, estômago e intestinos, por uma equipa mista de especialistas (de São Tomé e Príncipe e Portugal) através do recurso às novas tecnologias, oferecendo maiores possibilidades de diagnóstico e orientação terapêutica.

Na ocasião foi igualmente inaugurada a nova Unidade de Imagiologia e Telemedicina do Hospital Ayres de Menezes, após a realização de intervenções estruturais, igualmente promovidas pelo Projeto “Saúde para Todos”, que permitiram a ampliação e melhoria dos espaços e a instalação de novos equipamentos, o que permitirá potenciar o sistema de Telemedicina ali instalado.

A cerimónia foi realizada simultaneamente em Portugal e São Tomé, com a participação do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André, através de mensagem gravada, do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, e do Presidente do IMVF, Paulo Telles de Freitas, em direto a partir de Lisboa. A partir de São Tomé, participaram o Ministro da Saúde, Edgar Neves, o Embaixador de Portugal, Rui Carmo, e o Administrador Executivo do IMVF, Ahmed Zaky, entre outros.

32457 1