São Tomé e Príncipe: "Multilinguismo em São Tomé e Príncipe - oportunidades e desafios"

Publicado em quarta-feira, 23 março 2022 16:09

O Camões - Centro de Língua Portuguesa em São Tomé organizou, no dia 16 de março de 2022, uma mesa-redonda para discutir oportunidades e desafios do multilinguismo em São Tomé e Príncipe e a relação que se pode estabelecer com o ensino e a aprendizagem formais da Língua Portuguesa.

No evento foram debatidos aspetos como a preservação dos crioulos locais, a oportunidade do multilinguismo como fator de desenvolvimento cognitivo e de progresso social, o estado do ensino da Língua Portuguesa e a importância do seu domínio, como instrumento de cidadania e de participação democrática.

A mesa contou com a presença de especialistas são-tomenses em linguística, socio-linguística e crioulística: Abigail Tiny Cosme, docente da Faculdade de Ciências e das Tecnologias (FCT), Investigadora da Universidade de Lisboa e Coordenadora do IILP para São Tomé e Príncipe; Caustrino Alcântara; o escritor Frederico Gustavo dos Anjos; a Coordenadora do Departamento de Línguas da FCT, Beatriz Afonso; Elebrak Costa, recém-formado em Língua Portuguesa e vencedor do 1.º prémio para tese de gradução, do 1.º concurso IILP/Itamaraty de artigos científicos sobre a Língua Portuguesa; com moderação de Guilherme Figueiredo, Leitor CICL em São Tomé. Estiveram também presentes professores do ensino básico, secundário e universitário e alunos da licenciatura em Língua Portuguesa.

A ação contou ainda com a participação do grupo Leji-tela (raízes da terra), que apresentou um momento de diálogo entre si e o público usando as várias línguas maternas faladas no país: português, santome, angolar e lungu’ie.

33008 2

Fotos: Camões - Centro de Língua Portuguesa em São Tomé