São Tomé e Príncipe: Reabilitação do centro de transformação de pimenta no âmbito do Projeto de Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação

Publicado em segunda-feira, 29 agosto 2022 17:11

No dia 23 de agosto de 2022, foi inaugurada a obra de reabilitação do centro de transformação de pimenta da Cooperativa de Exportação de Pimenta Biológica (CEPIBA), em Rio Lima, no âmbito do Projeto de Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação.

A cerimónia de inauguração foi presidida pelo Primeiro-Ministro de São Tomé e Príncipe, Jorge Bom Jesus, e contou com a presença do Ministro da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural de São Tomé e Príncipe, Francisco Ramos e do Embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe, Rui Carmo.

Esta obra de reabilitação visa contribuir para a melhoria da qualidade da pimenta produzida e processada em São Tomé e Príncipe, apresentando-se como uma das principais obras do Projeto de Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação, implementado pelo Instituto Marquês de Valle Flôr, financiado pela União Europeia e cofinanciado pela Cooperação Portuguesa, através do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., em parceria com o Ministério da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural (MAPDR).

Irão beneficiar desta infraestrutura os 250 produtores de pimenta associados à cooperativa. O projeto pretende ainda realizar formações de higiene e segurança alimentar, que permitirão aos funcionários da cooperativa garantir a qualidade constante da pimenta, que desta forma irá ao encontro das exigências dos mercados internacionais, valorizando assim a pimenta de origem santomense.

33416 3

33416 2

33416 4