Entre os dias 23 e 29 de outubro de 2025, o Camões - Centro Cultural Português em São Tomé promoveu, em parceria com a Associação Roça Mundo, uma residência artística e uma oficina de olaria com a artista portuguesa Marta Canais, no espaço FACA, na Roça Água Izé.
A iniciativa reuniu os artistas santomenses Adilson Castro, Geane Castro e Janick Santos, bem como um grupo de artesãs locais, num encontro de experimentação, aprendizagem e valorização desta matéria-prima local, o barro.
Ao longo da residência, Marta Canais trabalhou com os três artistas santomenses, introduzindo novos materiais, técnicas e formas de expressão, ampliando o seu repertório criativo e incentivando o diálogo entre a arte contemporânea e o artesanato tradicional. A artista formou e incentivou, ainda, as artesãs locais no domínio técnico da cerâmica, como um meio de subsistência e geração de rendimento, abrindo caminho para novas oportunidades de negócio ligadas à produção artesanal.
Durante a sua presença em São Tomé, Marta Canais sublinhou a importância de valorizar o barro, uma matéria ainda pouco explorada no país, mas com grande potencial artístico e económico. A recente instalação de infraestruturas adequadas na Roça de Água Izé, como o forno de cozedura, representa um passo decisivo para o desenvolvimento desta arte, criando sinergias positivas entre projetos locais e reforçando o papel da arte e do artesanato na valorização dos recursos endógenos e na sustentabilidade comunitária.
Fotos: © Ariel Santana


