No dia 15 de outubro de 2025, uma comitiva da União Europeia (UE) visitou São Tomé e Príncipe para acompanhar o projeto PReSE - Reforma do Sistema Eleitoral, financiado pela UE e implementado pela Cooperação Portuguesa (Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.), em parceria com as autoridades nacionais.
A visita centrou-se nos trabalhos de consolidação e validação das bases de dados do registo civil e do recenseamento eleitoral, passo essencial para o novo sistema de recenseamento automático, que ligará os registos de nascimento, óbito e identificação civil ao recenseamento eleitoral, garantindo uma base de dados fiável, atualizada e sustentável. Este sistema é desenvolvido com o apoio técnico da Universidade de Aveiro e em parceria com a Direção-Geral dos Registos e do Notariado (DGRN) de São Tomé e Príncipe.
A Embaixadora da UE, Cecile Aberdine, realçou que o projeto é um exemplo de cooperação para o reforço da democracia e da transparência, enquanto o Embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe, Luís Leandro da Silva, sublinhou que o recenseamento automático representará um avanço na modernização do sistema eleitoral e no aumento da confiança dos cidadãos.
O PReSE (2024–2026) é um projeto financiado pela União Europeia e gerido pelo Camões, I.P., atuando em três eixos: revisão do quadro legal eleitoral, modernização tecnológica para o recenseamento automático e capacitação institucional da DGRN, Comissão Eleitoral Nacional e Gabinete Técnico Eleitoral, de São Tomé e Príncipe.