Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas em visita de trabalho a França

Publicado em terça-feira, 19 novembro 2019 11:13

No âmbito da sua visita de trabalho a França, a Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, acompanhada do Vogal do Camões, I.P., João Neves, e do Consul-Geral em Bordéus, participaram numa reunião com o inspetor de ensino da região de Bordéus, Philippe Morisset e com a Diretora da Escola Aristides de Sousa Mendes.

A oferta da língua portuguesa nas escolas da região constituiu o tema central do encontro, tendo em vista identificar formas de melhorar a comunicação entre a comunidade e as escolas para reforçar o acesso a cursos em língua portuguesa nos diversos níveis de ensino.

A Rede de Ensino Português em França apresenta um crescimento no presente ano letivo, abrangendo agora 15.031 alunos, mais 950 que no ano letivo anterior, que frequentam 889 cursos, assegurados por 94 professores, mais dois que no ano letivo anterior. Serão criadas 3 novas Secções Internacionais na região parisiense: St. Cloud, Fontainebleau, Bry-sur-Marne.

Ao nível do Ensino Superior, além de um leitorado na Universidade de Paris 8 Vincennes Saint-Dennis, o Camões, I.P. conta com 5 cátedras (Universidade Paris Ouest-Nanterre La Defense: Cátedra Lindley Cintra; Universidade Clermont Auvergne (Clermont-Ferrand): Cátedra Sá de Miranda; Universidade de Nantes: Cátedra Sophia de Mello Breyner; Universidade de Paris III - Sorbonne Nouvelle: Cátedra Solange Parvaux; Universidade Aix-Marseille  – Cátedra Eduardo Lourenço) e protocolos de cooperação com 9 universidades.

31209 l