Secretário de Estado da Juventude e do Emprego de Moçambique visita Camões, I.P.

Publicado em segunda-feira, 19 dezembro 2022 08:54

No dia 15 de dezembro de 2022, o Presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., João Ribeiro de Almeida, e a Vice-Presidente, Cristina Moniz, receberam o Secretário de Estado da Juventude e do Emprego de Moçambique, Osvaldo Petersburgo, no último dia da missão que realizou a Portugal no âmbito do projeto +EMPREGO.

A missão teve como objetivo discutir como tornar os Centros de Emprego do Instituto Nacional de Emprego de Moçambique mais robustos e dinâmicos, com enfoque em Cabo Delgado, através do aumento do conhecimento e partilha de experiências no domínio das medidas ativas de emprego e parcerias entre a Secretaria de Estado da Juventude e do Emprego de Moçambique e o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal.

Na reunião com o Camões, I.P., o Secretário de Estado da Juventude e do Emprego fez um balanço muito positivo da missão, tendo manifestado a sua satisfação face aos resultados obtidos, mas reconhecendo os desafios que os setores da formação profissional e do emprego em Moçambique ainda enfrentam, para o que solicitou o apoio do Camões, I.P.

Esta missão inseriu-se nas atividades do projeto +EMPREGO para os jovens de Cabo Delgado e assumiu duas vertentes: uma mais estratégica, através da visita do Secretário de Estado da Juventude e do Emprego; e uma outra mais técnica, através da vinda de uma delegação composta por representantes de serviços moçambicanos nas áreas do emprego e formação profissional, que permaneceu em Portugal duas semanas e que participou em visitas e ações de formação, visando a partilha de aprendizagens e de boas práticas entre Portugal e Moçambique nas referidas áreas.

O +EMPREGO é um projeto financiado pela União Europeia, gerido e cofinanciado pelo Camões. I.P. Tem como grupo-alvo prioritário 1200 jovens moçambicanos dos 15 aos 25 anos, formandos e diplomados da educação profissional, 25% dos quais mulheres. Prevê-se que pelo menos 50% dos beneficiários finais deva estar empregado ou ter criado o seu próprio emprego no final do Projeto, que tem a duração de 48 meses.

Mais informações sobre o projeto +EMPREGO aqui.

 33630 2