Brasil: Semana da Europa sob o lema “Por um Mundo Sustentável”

Publicado em sexta-feira, 04 maio 2012 13:45

A EUNIC (Institutos Nacionais de Cultura da União Europeia) promove de 5 a 20 de maio, em Brasília a 8.º Semana da Europa no Brasil, sob o lema “Por um Mundo Sustentável”, composta por uma extensa programação cultural, desportiva e gastronómica, com ciclos de cinema, atividades desportivas, palestras, seminários, concertos, recitais, o tradicional bazar e até uma homenagem a Vaclav Havel, escritor e ex-presidente da República Checa.

As comemorações alargam-se ao Rio de Janeiro, que acolhe, pela primeira vez, o Festival de Cinema Europeu.

A Regata da Europa acontece no dia 5 de maio, sábado, no Clube Naval de Brasília e é considerada um dos eventos mais esperados e prestigiados do calendário da Semana da Europa no Brasil.

O Festival de Cinema Europeu realiza-se de 8 a 13 de maio em Brasília e de 22 a 27 de maio no Rio de Janeiro.

O Concerto Europeu acontece no dia 8 de Maio às 20h – Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Cláudio Santoro. O repertório selecionado inclui obras do espanhol Joaquín Rodrigo, do finlandês Jean Sibelius, do francês Maurice Ravel, do húngaro Zoltán Kodály e dos dinamarqueses Carl Nielsen e HC Lumbye.

O Seminário Václav Havel – o escritor e o político, no dia 9 de maio, acompanha o lançamento de obras traduzidas escritor e ex-presidente da República Checa.

A Conferência sobre o Dia da Europa, subordinada ao tema “Perspectives for the Future of the European Union”, ocorre no dia 9 de maio, no Rio de Janeiro.

Uma palestra do Prof. Silvio Vetta, professor emérito da Universidade de Hildesheim, atualmente lecionando na Unicamp, subordinada ao tema “Racionalidade e o irracional. História da cultura europeia e globalização”. Acontece no dia 10 de maio. No mesmo dia, pelas 19h, no estádio Walmir Campelo Bezerra (Bezerrão), Gama-DF, realiza-se um jogo de futebol entre membros da Câmara dos Deputados do Brasil e membros das embaixadas da União Europeia.

O tradicional Bazar Europeu realiza-se no dia 12 de maio, e conta com a presença de stands de divulgação cultural e comidas típicas, além de apresentações de música, teatro e dança, propiciando o contacto com a cultura dos países membros da União Europeia.

A corrida União Europeia 2012 (5km | 10km) efetua-se no dia 13 de Maio de 2012.

Semana gastronómica - o Festival “Sabor da Europa” oferecerá pratos típicos dos países membros da UE, especialmente concebidos para o período com preços especiais - ocorre de 16 a 20 de maio, das 19h30 às 23h, no Hotel Golden Tulip.

O Recital de poesia europeia e brasileira realiza-se no dia 11 de maio. Poetas brasileiros e europeus irão declamar poesias em diferentes línguas, homenageando a diversidade cultural da Europa.