Semana Europeia de Ação por Meninas e Raparigas

Publicado em quarta-feira, 12 outubro 2016 15:31

Decorre entre 10 e 16 de outubro de 2016 a Semana Europeia de Ação por Meninas e Raparigas, sob o tema "As Meninas e Raparigas contam: Ideias + Investimentos = Impacto". Esta Semana Europeia, que coincide com a comemoração do Dia Internacional da Rapariga, a 11 de outubro, é organizada por uma coligação de 10 organizações da sociedade civil ligadas às questões das crianças, jovens e/ou questões de gênero, apoiadas pelas Nações Unidas em Bruxelas.

O seu objetivo é realçar a necessidade de a ação externa da União Europeia manter, ou mesmo aumentar, o investimento na proteção de Direitos e na capacitação de meninas e raparigas, através de políticas, programas e financiamentos adequados.

As meninas e raparigas, que representam atualmente cerca de um bilião de seres humanos, continuam a ser descriminadas no acesso à educação, à formação, à saúde, ou à participação cívica e política e a enfrentar inúmeras barreiras socioculturais e legais à assunção dos seus Direitos, que são Direitos humanos.

Apesar do efeito catalisador na quebra do ciclo de pobreza, que o seu empoderamento representaria, são vítimas de violência, abuso e assédio sexual, e de práticas nefastas tais como a Mutilação Genital Feminina ou os Casamentos Forçados, Arranjados e Precoces.