Portugal no Mundo - Camões, I.P. promove Seminário de Cooperação Internacional – Desenvolvimento, Cultura, Língua

Publicado em quarta-feira, 06 janeiro 2016 17:44

O Camões, I.P. organiza no dia 7 de janeiro de 2016, a partir das 15h00, no seu auditório, em Lisboa, o “Seminário de Cooperação Internacional – Desenvolvimento, Cultura, Língua – Portugal no Mundo” com o objetivo de apresentar os seus programas, projetos e ações, previstos para 2016, no âmbito da cooperação, da língua e da cultura portuguesas.

As cerimónias de abertura e encerramento serão presididas pela Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, e pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, respetivamente.

O seminário contará com a presença de embaixadores de Portugal em diversos países e ainda de representantes de entidades que trabalham em parceria com o Instituto.

A Presidente do Camões, I.P., Ana Paula Laborinho, fará a apresentação dos programas, projetos e ações do Instituto para o ano de 2016, numa sessão precedida por uma conferência de Jaime Reis Conde, da Direção Geral da Cooperação Internacional e do Desenvolvimento da União Europeia, sobre as prioridades da política europeia de cooperação e desenvolvimento.

Durante o evento, os participantes ouvirão e debaterão ainda, com vários conferencistas, as temáticas das ‘Relações Culturais Externas’, da ‘Cultura e Desenvolvimento’ e das ‘Parcerias e Programação Cultural’.

O primeiro daqueles temas está a cargo de Stuart MacDonald, do Centre for Cultural Relations - University of Edinburgh (CCR). O segundo caberá a duas conferencistas: Svetlana Sequeira Costa, do Arts Cabinet, uma organização de artes independente de Edimburgo, no Reino Unido, que está envolvida no programa de intercâmbio artístico MENA-NORDEN, entre países do Médio Oriente e norte de África com 4 países do norte da Europa, e Margarida Calafate Ribeiro, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, que falará sobre Cultura e Política em África.

No terceiro tema intervirão Joana Fins Faria da Direção Geral das Artes, Ana Miranda, do Arte Institute de Nova Iorque e o historiador e investigador Miguel Bandeira Jerónimo, cuja intervenção se centrará nos contextos e protagonistas de Portugal na Grande Guerra.

Programa