Seminário do Camões, I.P.: Cooperação, Cultura e Língua ao serviço da Diplomacia e da Paz

Publicado em sexta-feira, 10 janeiro 2020 17:05

O Seminário do Camões, I.P. sobre Cooperação, Cultura e Língua teve lugar nos dias 8 e 9 de janeiro de 2020 na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

A sessão de abertura do Seminário contou com intervenções do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, que enquadrou a atuação do Camões, I.P. numa estratégia mais geral de “diplomacia pela paz”, do Presidente do Camões, I.P., Luís Faro Ramos, que fez um balanço de 2019 e apresentou prioridades para 2020, e do Administrador Executivo da Fundação Calouste Gulbenkian, Guilherme D’Oliveira Martins.

A conferência inaugural foi proferida pelo Cardeal D. José Tolentino de Mendonça. O Cardeal, Arquivista do Arquivo Apostólico do Vaticano e Bibliotecário da Biblioteca Apostólica Vaticana, afirmou que “a cultura é um recurso essencial para a construção da paz. Nos momentos de escassez e de crise financeira ou de sentido, como é a que o nosso mundo hoje vive, é nesses momentos que a cultura deve ser vista como bússola e motor de desenvolvimento. Todos vivemos na e da cultura”.

Seguiu-se a intervenção de fundo do Embaixador Francisco Seixas da Costa, que chamou a atenção para a importância de “fixar uma imagem contemporânea reconhecida por todos, uma identidade que só a projeção da nossa língua e a afirmação dos valores da nossa solidariedade e os nossos esforços para a paz nos pode dar”.
Ao longo dos dois dias tiveram lugar painéis temáticos, na área da Cooperação e na área da Língua e Cultura, destinados a chefes de missão, adidos, conselheiros e técnicos setoriais de cooperação para o desenvolvimento, coordenadores de projetos de cooperação bilateral e delegada, adidos e conselheiros culturais, responsáveis de cátedras, leitores e coordenadores de ensino de português no estrangeiro e adjuntos.

Na área da Cooperação, Pedro Conceição, Diretor do Escritório e Redator Principal do Relatório de Desenvolvimento Humano no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, e Ana Paula Fernandes, da Direção de Cooperação para o Desenvolvimento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (DCD-OCDE), fizeram as suas intervenções em torno do tema “Inovação: Novos caminhos para o desenvolvimento”. Gonçalo Marques e Paula Lopes, ambos Conselheiros de Desenvolvimento na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia, tiveram como tema “A Presidência Portuguesa da UE em 2021”.

“A nova Estratégia Portuguesa de Cooperação para o Desenvolvimento” foi debatida com Pedro Oliveira e Odete Serra, diretores de serviços da Cooperação Bilateral e Multilateral do Camões, I.P., respetivamente.

Paulo Pedroso, Diretor Executivo Suplente do Banco Mundial, e Maria Manuel Ferreira, Conselheira do Diretor Executivo do Banco Africano de Desenvolvimento, tiveram como tema das suas intervenções “Bancos Multilaterais de Desenvolvimento: oportunidades e desafios”. Seguiu-se a apresentação da Direção de Serviços de Planeamento e Gestão do Camões, I.P. sobre “ Os Centros Portugueses de Cooperação – partilha de experiências, oportunidades e implicações”.

Sofia Moreira de Sousa, Chefe de Delegação da UE em Cabo Verde, e Emanuel José Amaral, Chefe de Cooperação da UE na Bolívia, tiveram como tema “A experiência numa Delegação da UE e a importância da cooperação delegada”.

Na área da Língua e Cultura, Margarida Calafate Ribeiro, investigadora e professora universitária, investigadora-coordenadora no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra e membro do Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz (NHUMEP), apresentou a comunicação “Para a construção de programas de cultura portuguesa contemporânea”.

O Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues, centrou a sua intervenção nos “Programas de apoio à internacionalização”. “Tendências e perspetivas das culturas Africanas de Língua Portuguesa” foi o tema da apresentação de Ana Maria Martinho, Professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

A diretora de serviços de Cultura do Camões, I.P., Cristina Caetano, e Neuza Polido, da mesma direção, apresentaram à audiência a Plataforma eACE, numa sessão seguida pela apresentação do Vogal do Conselho Diretivo do Camões, I.P. para as áreas de Língua e Cultura, João Neves, dedicada ao tema “Língua e Cultura – Estratégias de ação”. Jorge Oliveira, Chief Enthusiastic Officer na ActiveMedia, apresentou ainda “Estratégias de Marketing Digital para promoção da Língua e Cultura Portuguesas”.

A sessão conjunta, dedicada ao tema “Políticas Públicas da Língua e da Cooperação”, contou com as intervenções da Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, e da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro.

O encerramento do Seminário do Camões, I.P. ficou a cargo da Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, que destacou que a “ tradição de abertura ao exterior é, no caso de Portugal, secular e caraterística intrínseca da nossa identidade e, por isso, da nossa cultura, que se construiu no contacto com outros povos, línguas e costumes”, chamando a atenção para a “valorização da Cultura portuguesa no estrangeiro”.

Notícias relacionadas:

 

2 s 3 s
4 s 5
6 s 7 s
8 s 9 s
11 2 s 11 1 s
12 s 13 s
14 s 15 s
 joaonves  17 s
 17 2 s  bertanunes
19 s 20 s
ULTIMA PL
 21 s  22 s