Itália: O Modernismo em Portugal em foco na Universidade de Génova

Publicado em quinta-feira, 17 março 2016 17:03

O Modernismo português e a obra de Almada Negreiros estarão em destaque na Universidade de Génova com duas palestras. A primeira será proferida no dia 22 de março de 2016, às 11h00, pela Prof.ª Valeria Tocco (Universidade de Pisa), intitulada "Modernismo 1 e 2: il caso Almada".

A segunda palestra, da responsabilidade da Profª. Fátima Lambert (Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto), está agendada para 13 de abril, às 14h00, e vai incidir sobre a "Estética do Modernismo Português (Almada & Ca.)".

A realização das duas sessões tem como objetivo uma reflexão sobre as modulações do Modernismo em Portugal em comparação com o panorama literário contemporâneo europeu, através da análise das diversas fases da obra literária de Almada Negreiros.

As duas palestras, abertas ao público não universitário, pretendem traçar o perfil de Almada Negreiros, enquadrando-o do ponto de vista literário e artístico. Têm também como propósito explicar o trabalho de tradução da obra literária do escritor, poeta e romancista, que culminará com a apresentação das obras "Prosa d'avanguardia" e "L'invenzione del giorno chiaro".

Estes eventos, organizados pelo Prof. Roberto Francavilla (Universidade de Génova), surgem na sequência do Congresso e da Exposição realizados em Pisa sobre a figura e obra de Almada Negreiros, numa cooperação entre a Universidade de Génova e a Universidade de Pisa (neste caso com a responsável pela Cátedra Antero de Quental do Camões, I.P.).