Brasil: Seminário Internacional sobre Património e Museologia

Publicado em sábado, 13 outubro 2012 17:02

Alexandre Melo, professor de Sociologia da Arte e Cultura Contemporânea no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, participa juntamente com profissionais brasileiros e de países europeus das áreas do património, museologia, conservação e restauro no seminário internacional Gestão Museológica – Questões Teóricas e Práticas, que decorre de 15 a 19 de outubro no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, em Brasília.

O seminário «tem por objeto propiciar uma maior conscientização das instituições de património em geral – que se encontram, principalmente, no Distrito Federal [brasileiro] – para a valorização de seus bens musealizados e chamar a atenção destas para a seriedade com que a preservação desses bens deve ser encarada», diz uma nota das entidades brasileiras organizadoras do evento.

Para a sua realização, a Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal brasileiro, por meio do Museu Nacional, conta com a parceria - para além de diversas entidades brasileiras - das embaixadas de Espanha, França, Áustria e Portugal/Camões IP.

Alexandre Melo, curador e crítico de arte com uma vasta obra publicada, foi assessor cultural do gabinete do primeiro-ministro português entre 2005 e 2011.

É colaborador da revista Artforum (Nova Iorque) e do jornal Público (Lisboa) e autor de vários documentários e livros (Sistema da Arte Contemporânea, Globalização Cultural, Arte e Artistas em Portugal, entre outros) sobre arte e artistas contemporâneos.

Foi curador e coordenador das coleções internacionais de Arte Contemporânea do "Banco Privado para o Museu de Serralves" (2000/2008) e da Ellipse Foundation (desde 2004).