Moçambique acolhe o Seminário “Roteiro de Governação Eletrónica dos PALOP e Timor-Leste”

Publicado em sexta-feira, 10 novembro 2017 16:01

Decorreu no dia 13 de novembro de 2017, em Maputo, o terceiro seminário para a elaboração do Roteiro de Governação Eletrónica dos PALOP e de Timor-Leste, no âmbito do Projeto de Apoio à Melhoria da Qualidade e Proximidade dos Serviços Públicos dos PALOP e Timor-Leste (PASP PALOP-TL).

Dulce Chilundo, Diretora-Geral do Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC), abriu e encerrou este evento, que teve lugar nas instalações do Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM) e que contou peritos, facilitadores e convidados, oriundos do setor privado, academia e sociedade civil. O Seminário desenvolveu-se em torno de 3 painéis:

  1. “Construindo/Tecendo o caminho para um Setor Público digitalmente transformado”, com apresentações sobre a abordagem de Moçambique ao Governo Eletrónico, por Sérgio Mpsanganhe, Diretor Nacional do Governo Eletrónico, e sobre a experiência dos países da OCDE com a Revolução Digital, pela equipa de peritos da Organização para a Cooperação Económica (OCDE) contratada pelo PASP;

  2. “Política para a Sociedade de Informação de Moçambique”, com uma comunicação de Augusto Nunes, Diretor-Geral Adjunto do Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC) sobre o processo de revisão da Política Informática;

  3. “Do Governo Eletrónico para o Governo Digital – Saltando etapas no contexto dos PALOP-TL”, onde intervieram os peritos da OCDE para falarem da necessidade de liderar a transformação nestes países parceiros.

  4. O Roteiro de Governação Eletrónica dos PALOP-TL servirá como uma base para a adoção das estratégias e políticas em Governação Digital para estes parceiros, apostando nas boas práticas de cada país neste setor. O objetivo é criar um referencial para esta comunidade de países de língua portuguesa, comparável ao que se produziu em outras regiões do mundo, como é o caso dos países MENA (“Middle East and North Africa”/ Médio Oriente e Norte de África).

O quarto seminário deste roteiro está já previsto para 16 de novembro de 2017 em Luanda, Angola. Seguir-se-ão a Bissau e Díli.

O Projeto de Apoio à Melhoria da Qualidade e da Proximidade dos Serviços Públicos nos PALOP e Timor-Leste (PASP PALOP-TL) é cofinanciado pela União Europeia e cofinanciado e administrado pelo Camões, I.P., contando com a supervisão técnica da Agência para a Modernização Administrativa, I.P. (AMA, I.P.).