SENEC celebra 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos com crianças timorenses

Publicado em segunda-feira, 08 outubro 2018 11:34

A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, inaugurou no dia 6 de outubro, as celebrações dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, no Centro Cultural Português de Díli, com crianças timorenses alunas das escolas dos Centros de Aprendizagem e Formação Escolar (CAFE). Acompanharam-na o Embaixador de Portugal em Díli, José Pedro Machado Vieira, e o Vice-Presidente do Camões, I.P., Gonçalo Teles Gomes.

Esta iniciativa, promovida pelo Camões, I.P. e a Embaixada de Portugal em Díli e apoiada pela Fundação Oriente, levará oficinas de ilustração alusivas aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos a 6 escolas dos CAFE.

As oficinas, dinamizadas pelos ilustradores portugueses, Natalina Cóias e Paulo Galindro, terão a participação de cerca de 1.500 crianças, cujos trabalhos serão exibidos na exposição “Direitos Humanos: Eu Tenho um Papel”, que inaugurará no dia 13 de outubro, no Centro Cultural Português, pelas 16h.

Os CAFE são um projeto da cooperação portuguesa de apoio ao desenvolvimento do sistema de educação pré-escolar e do ensino básico e secundário de Timor-Leste. Estão presentes em 13 municípios, abrangem cerca de 26 escolas e 7511 alunos timorenses, e envolvem 126 professores timorenses, 53 professores estagiários e 129 professores portugueses. Em 2017, o financiamento de Portugal foi de 5 milhões de Euros.

20201 1