SENEC no Centro Cultural Português em Maputo

Publicado em quinta-feira, 14 março 2019 11:25

No âmbito da sua deslocação a Maputo, a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, acompanhada pela Embaixadora de Portugal em Moçambique, Maria Amélia Paiva, e pelo Vice-Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Gonçalo Teles Gomes, visitou ontem, dia 13 de março de 2019, a Biblioteca e Galeria do Centro Cultural Português em Maputo.

A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros foi recebida pelo Diretor do Centro Cultural Português, João Pignatelli e o encontro na Biblioteca permitiu uma troca de impressões  com a  Prof. Dra. Perpétua Gonçalves, titular da Cátedra na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), que este ano celebra 10 anos de atividade e que é financiada pelo Camões, I.P.. Também estiveram presentes os Leitores a trabalhar em Maputo, na UEM e na Universidade Pedagógica, e ainda  alunos das respetivas instituições académicas. Este encontro permitiu uma troca de impressões sobre as atividades da Cátedra, cooperação com instituições portuguesas e a importância da língua portuguesa no mundo.

A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros visitou também  a sala de exposições do Centro Cultural Português , na qual decorreu uma visita guiada à exposição “Futuros Presidentes de Moçambique”, organizada em parceria com a  ONGD portuguesa Helpo, dinamizada pelo coordenador em Moçambique, Carlos Almeida. A visita contou com a participação de alunos do 5.º e 7.º anos da Escola Primária Completa de Maguiguana e da Escola Portuguesa de Moçambique (EPM-CELP).

20557 2