Luxemburgo: Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Participou na Reunião dos Ministros do Desenvolvimento da União Europeia

Publicado em sexta-feira, 11 dezembro 2015 18:57

A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, participou na reunião de Ministros do Desenvolvimento da União Europeia (UE), nos dias 9 e 10 de dezembro de 2015, no Luxemburgo.

De entre os principais temas do encontro estiveram: os desafios colocados à política externa e de cooperação da UE para a Agenda 2030 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, adotada pelas Nações Unidas em setembro) e os resultados da Cimeira sobre Migrações entre a UE e parceiros africanos.

A Secretária de Estado afirmou que «a UE deve ter um papel de liderança global na implementação da Agenda 2030», lembrando ainda que «a complementaridade dos esforços de cooperação internacional da UE e dos seus Estados-membros».

Referindo-se à revisão da estratégia global de política externa e segurança da UE em 2016, Teresa Ribeiro sublinhou «a necessidade duma visão integrada».

A Secretária de Estado participou também na cerimónia de encerramento do Ano Europeu para o Desenvolvimento, sob o lema «O nosso mundo, a nossa dignidade, o nosso futuro». Em Portugal, o encerramento das comemorações nacionais do Ano Europeu para o Desenvolvimento terá lugar na Câmara Municipal de Lisboa, no dia 15 de dezembro.