Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação visita Cooperativa de Produtores e Exportadores de Pimenta e de Baunilha no Príncipe

Publicado em terça-feira, 06 junho 2017 17:10

No âmbito da sua deslocação à Região Autónoma do Príncipe, a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, visitou a Cooperativa de Produtores e Exportadores de Pimenta e Baunilha (CEPIBA), situada na roça Terreiro Velho.

Constituída com apoio técnico e material do Programa de Apoio Participativo à Agricultura Familiar e à Pesca Artesanal (PAPAFPA), financiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), e com o objetivo de diversificar a produção agrícola e encontrar fileiras de substituição do cacau, o tradicional produto de exportação, esta Cooperativa integra atualmente cerca de mil agricultores.

A pimenta produzida é integralmente exportada para o mercado francês, sendo que se estima uma produção de cerca de 10 toneladas/ano. Um dos principais objetivos da Cooperativa é aumentar a área de cultivo e, consequentemente, a quantidade produzida, por forma a diversificar os seus mercados de exportação.

Na sua visita a Secretária de Estado fez-se acompanhar pelo Embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe, Luís Gaspar da Silva, pelo Vice-Presidente do Camões, I.P., Gonçalo Teles Gomes, pelo Adido da Cooperação, António Machado e pelo Diretor de Serviços da África Subsariana, Miguel Silvestre.