Angola: SENEC visita Escola de Formação de Professores em Benguela

Publicado em terça-feira, 18 junho 2013 13:55

O Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação (SENEC) português, Francisco Almeida Leite, visitou a Escola de Formação de Professores de Benguela, cidade onde está sedeado o polo provincial do Programa Saber Mais, cofinanciado pela Cooperação Portuguesa.

Este Programa, que em Angola está implementado também nas províncias de Cabinda e Namibe, visa apoiar o setor do Ensino Secundário, atuando como agente impulsionador do processo de reforma do sistema de ensino angolano, através da promoção da qualidade pedagógica e do reforço da formação de professores angolanos por formadores portugueses.

Em Benguela encontram-se neste momento um total de 10 elementos, 9 docentes para formação inicial e contínua de professores e uma coordenadora científico-pedagógica, tendo a Cooperação Portuguesa apoiado também a criação de um Centro de Recursos Educativos, este último inaugurado em 2010 aquando da visita de Presidente da República português, Aníbal Cavaco Silva, àquela cidade.

Na sua deslocação, realizada a 12 de junho de 2013, o SENEC foi acompanhado por Luísa Grilo, Diretora do Instituto Nacional de Formação de Quadros, e ainda por membros da Direção Provincial de Educação de Benguela e da Direção da Escola de Formação de Professores. Estiveram igualmente presentes o Coordenador-Geral do Programa saber Mais, a Coordenadora Científico-Pedagógica de Benguela e a restante equipa de professores.