Moçambique: SENEC visita Projeto que visa minimizar falta de água em Maputo

Publicado em segunda-feira, 13 novembro 2017 11:17

A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, visitou no dia 7 de novembro de 2017, o Projeto de minimização dos impactos da falta de água no sistema de abastecimento de água à área metropolitana de Maputo, o qual visa recuperar um conjunto de sistemas, no qual se integra o sistema autónomo de abastecimento de água em Hulene B.

Acompanharam esta visita a Embaixadora de Portugal, Maria Amélia Paiva e o Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Embaixador Luís Faro Ramos.

O Diretor de Operações do Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água (FIPAG), Ilidio Khossa, teve oportunidade de apresentar este projeto, destacando as quatro componentes do mesmo e o seu grau de implementação. A Secretária de Estado felicitou na ocasião o FIPAG pelo trabalho que estava ser desenvolvido em conjunto com as Águas de Portugal, permitindo a melhoria das condições de vida de muitos moçambicanos. Mostrou-se igualmente satisfeita pelo grau de execução, e pelo facto de estar prevista a conclusão dos trabalhos até ao final do ano, de acordo com o cronograma estabelecido.

Este projeto, financiado pela Cooperação Portuguesa através do Fundo Ambiental em 525 mil euros, visa não só sensibilizar a população para a poupança e racionalização do uso da água, mas também mobilizar águas subterrâneas para reforço do abastecimento de água através da construção de furos de água, reativar pequenos sistemas de abastecimento de água e reduzir perdas e fugas de água do sistema de abastecimento e tratamento de água do rio Umbeluzi.

Esta visita enquadrou-se na deslocação da Secretária de Estado a Moçambique, durante a qual foi assinado o Programa Estratégico de Cooperação com aquele país parceiro.