Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Visita Unidade de Telemedicina em São Tomé e Príncipe

Publicado em quarta-feira, 07 setembro 2016 08:31

A Senhora Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Dra. Teresa Ribeiro, acompanhou a Ministra da Saúde de São Tomé e Príncipe, Dra. Maria de Jesus Trovoada, numa visita à Unidade de Telemedicina no Hospital Ayres de Menezes. Esta Unidade foi criada no âmbito do Programa Saúde para Todos, implementado pela ONGD portuguesa Instituto Marquês de Valle Flôr e apoiado pela Cooperação Portuguesa em parceria com o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe.

A Senhora Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação pode testemunhar pessoalmente o enorme impacto deste Programa junto da população de São Tomé, conhecendo as instalações e equipamentos ao serviço da telemedicina, em especial os aparelhos para intervenções cirúrgicas na valência de teleoftalmologia e imagiologia. Teve ainda oportunidade para trocar impressões com o pessoal médico que tem beneficiado também com este programa ao nível da capacitação dos recursos humanos.

São Tomé e Príncipe registou uma notória melhoria ao nível dos indicadores de saúde, em especial na redução da mortalidade materno-infantil, para o qual terá sido relevante a parceria entre Portugal, São Tomé e Príncipe e o Instituto Marquês Valle Flor que se vem construindo na última década e que tem beneficiado um setor estruturante para o desenvolvimento deste país – a saúde.

A 7 de setembro de 2016, a Senhora Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação assina o novo Programa de Cooperação Estratégica 2016-2020 entre Portugal e São Tomé e Príncipe.

Notícias Relacionadas

Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação visita São Tomé e PríncipeNovo Programa de Cooperação Portugal-São Tomé envolve 57,5 MEuro até 2020