Senegal: "Atelier de Filosofia" no Centro de Língua Portuguesa do Camões, I.P.

Publicado em quinta-feira, 24 setembro 2020 12:31

 

O Centro de Língua Portuguesa (CLP) do Camões, I.P. na Universidade Cheikh Anta Diop (UCAD) de Dacar organizou, no dia 23 de setembro de 2020, um «Atelier de Filosofia», dinamizado por Rita Pedro, mestre em Filosofia pela Universidade Nova de Lisboa, investigadora associada do laboratório de pesquisa em Filosofia prática e aplicada da Faculdade de Egeu e formadora em Filosofia com crianças no Plano Nacional das Artes do Ministério da Educação, em Lisboa.

Esta atividade teve como objetivo problematizar o papel do professor no processo de ensino-aprendizagem, dando a conhecer a forma como, na prática, se proporcionam experiências de pensamento. Partindo de obras de arte e de objetos do quotidiano, procurou criar-se um espaço de reflexão em grupo, de troca de ideias, de confronto de opiniões, de questionamento e de argumentação.

O «Atelier de Filosofia» teve lugar na Sala de Portugal do CLP na UCAD e contou com um público-alvo constituído, maioritariamente, por estudantes de Estudos Portugueses da Faculdade de Letras e Ciências Humanas daquela Universidade.

Esta ação de formação, com a duração de duas horas, cumpriu plenamente os objetivos previamente traçados, destacando-se pelo dinamismo com que a mestre Rita Pedro interagiu com os 22 formandos, bem como pela forma como estes se entregaram às propostas de trabalho apresentadas.

 

31818 L2

 

31818 L3