Senegal: Comemorações do 25 de abril em Dacar e Ziguinchor

Publicado em quinta-feira, 28 abril 2022 17:07

O 48.º aniversário do 25 de abril de 1974 foi comemorado pelos Centros de Língua Portuguesa (CLP) do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. no Senegal, respetivamente na Universidade Cheikh Anta Diop (UCAD) de Dacar e na Universidade Assane Seck (UAS) de Ziguinchor.

No CLP de Dacar, as cerca de 50 pessoas presentes no evento - sobretudo estudantes e professores de português - tiveram ocasião de assistir a documentários sobre esta data histórica, bem como a uma conferência dinamizada pelos professores Abdou Karim Teuw, Fatim Samb, Adji Diouma Diouf e Amadou Baldé, e pelo estudante Carlos Alberto Djú. Após a conferência, o grupo coral "Voz Alta" do CLP de Dacar, acompanhado pelo restante público, apresentou canções alusivas à "Revolução dos Cravos", com destaque para "Grândola, Vila Morena", de Zeca Afonso.

No CLP de Ziguinchor, as mais de 80 pessoas presentes - em especial alunos e professores de língua portuguesa de estabelecimentos dos ensinos médio e secundário da capital da Casamansa - assistiram a uma conferência dinamizada pelo professor Mafou Touré e à exibição de documentários alusivos ao 25 de abril. Depois da conferência e dos documentários, o grupo coral do Colégio Kenia entoou a canção "Grândola, Vila Morena", no que foi acompanhado pelo público presente. A atividade foi encerrada com um recital de poesia protagonizado por mais de 20 alunos que declamaram textos evocando o Dia da Liberdade.

33089 1

33089 3

33089 4