Senegal: Comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa

Publicado em quarta-feira, 11 maio 2022 10:11

O Camões - Centro de Língua Portuguesa (CLP) em Dacar  na Universidade Cheikh Anta Diop (UCAD) organizou, a 7 de maio de 2022, a sua terceira atividade no âmbito da celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa, a qual teve lugar na alameda da Biblioteca Universitária. A Festa da Língua e das Culturas da CPLP e do Senegal contou com a presença de cerca de 350 pessoas, maioritariamente estudantes da UCAD e professores de Português.

Neste evento, o público teve ocasião de assistir aos discursos das autoridades académicas convidadas, à entrega de prémios do concurso cultural realizado no CLP em Dacar a 5 de maio de 2022, à homenagem à professora Johayna Bassène e a espetáculos de música, dança, canto e poesia, animados sobretudo pelo grupo de dança "Bailemos nós já!" e pelo grupo coral "Voz Alta", mas também por outros estudantes do CLP em Dacar e de associações estudantis da Guiné-Bissau e de Cabo-Verde no Senegal, pelo músico Dom Carlos (Cabo-Verde) e pela orquestra luso-senegalesa Matar Ndiaye.

Na cerimónia de tributo a Johayna Bassène, agora aposentada, a convidada de honra deixou um importante testemunho da sua história de vida enquanto aluna, docente e formadora de professores de Português, a que se seguiram depoimentos de familiares e colegas da homenageada e a oferta de presentes como reconhecimento do seu contributo para a promoção da língua portuguesa no Senegal.

Finalmente, é de referir que, enquanto decorria a Festa da Língua e das Culturas da CPLP e do Senegal, o leitor do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. prestou um depoimento a um jornalista da Associação de Imprensa Senegalesa - APS (e antigo aluno de Português na UCAD), acerca da importância deste tipo de eventos para a promoção da língua portuguesa neste país africano.

Mais informação aqui.

33116 l2

33116 l3

33116 l4

33116 l5

33116 l7