Senegal: Festival ÉcoL’Art

Publicado em quinta-feira, 09 dezembro 2021 14:40

No dia 4 de dezembro de 2021, a Embaixada de Portugal no Senegal e o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P, em parceria com a Ghost Creative Productions, realizou um festival de artes pelo ambiente no Liceu Galandou Diouf, escola pública no centro de Dakar.

Este liceu ensina português aos jovens de Dakar há mais de 20 anos, pelo que se tornou o parceiro privilegiado desta primeira edição.

Este evento teve como principal objetivo despertar os mais jovens para a consciência ambiental, através da arte. O Festival ÉcoL’Art pretendeu ainda criar uma plataforma de diálogo intercultural entre artistas senegaleses e portugueses, e assim, ser um espaço de troca de ideias e descoberta para todos.

Neste sentido, durante duas semanas em residência, os artistas portugueses convidados - Pantónio, Mariana Malhão, Robert Panda e o Colectivo Warehouse - trabalham, em conjunto com os estudantes do liceu, na arquitetura dos espaços comuns da escola, como a biblioteca, a fim de contribuir para a melhoria do ambiente de ensino, tendo sempre em mente temas como a ação climática e a proteção dos oceanos.

O programa de sábado divulgou a exposição dos resultados dos workshops, exposições itinerantes, instalações, murais e oficinas, bem como com uma série de atividades, projeções de filmes, conversa com os artistas convidados e ainda um concerto do Davide Rodrigues e dos Lavoisier. Contou também com a presença de dois chefs portugueses, o Rodrigo Madeira e o Tiago Rosa, que apresentou ao público a gastronomia portuguesa.

32815 5

32815 2

32815 9

32815 10