Senegal: 1.ª Jornada do Clube de Português de Ndianda

Publicado em terça-feira, 21 junho 2022 15:56

O Camões - Centro de Língua Portuguesa (CLP) em Dacar, na Universidade Cheikh Anta Diop (UCAD), participou na 1.ª Jornada do Clube de Português de Ndianda (Departamento de M’bour), que teve lugar no Colégio de Ensino Médio (CEM) desta localidade, no dia 11 de junho de 2022.

O CLP em Dacar deslocou-se a Ndianda com uma comitiva de sete pessoas. Nesta ocasião, o CEM local recebeu igualmente 40 dos 58 alunos de Português de Cayar, no âmbito do segundo encontro de geminação dos respetivos estabelecimentos de ensino, ambos na região de Thiès, mas situados a cerca de 120 quilómetros de distância.

A Jornada do Clube de Português de Ndianda contou com um público de algumas centenas de pessoas, sobretudo alunos, professores e autoridades locais que assistiram aos discursos introdutórios, à exibição de danças, à apresentação de canções, a encenações de teatro e à declamação de poemas, protagonizados pelos alunos de Ndianda, de Cayar e do CLP em Dacar.

É ainda de referir que o 8.º e o 9.º anos de escolaridade do CEM de Ndianda é frequentado por 200 alunos, dos quais 151 estudam Português como língua de opção.

Na tarde de 11 de junho de 2022, o CLP em Dacar deslocou-se ainda a Thiès - a cerca de 70 quilómetros de Dacar - para assistir à jornada do Clube de Português do Liceu Ahmadou Ndack Seck (LANS), o maior estabelecimento de ensino da região. Esta jornada, também ela dedicada à língua portuguesa e às culturas dos países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), contou com uma participação significativa da comunidade escolar, que encheu o anfiteatro do LANS.

É de destacar que, neste liceu, frequentado por 3500 alunos, o Português conta com quatro docentes e 554 discentes, sendo depois do Espanhol, a segunda língua de opção com maior número de estudantes.

33278 l1

33278 l3

33278 l4

33278 l5