Senegal: Lançamento do projeto “Suqali askanu guedj gui”

Publicado em terça-feira, 21 setembro 2021 10:20

No dia 16 de setembro de 2021 realizou-se, em Bargny, o lançamento do projeto “Suqali askanu guedj gui” (“Reforçar a resiliência socioeconómica das comunidades piscatórias confrontadas com os riscos e perigos da migração irregular”).

 

No evento, que contou com a participação da Assessora para a Cooperação, Mathilde Stoleroff, os parceiros expuseram os resultados de um estudo sobre migração irregular elaborado pela LEAD Afrique Francophone – que identificou Bargny como uma das zonas de Dakar de onde partem, rumo à Europa, mais jovens à procura de melhores condições de vida –  e definiram, em conjunto com a comunidade, o processo de implementação daquele projeto, a fim de gerar o melhor resultado possível.

O projeto “Suqali askanu guedj gui” propõe-se reduzir as necessidades sociais das comunidades piscatórias de Bargny, contribuindo para a luta contra a imigração irregular, criando mecanismos que reforçam o empoderamento económico das mulheres especializadas no negócio da transformação do peixe e, paralelamente, sensibilizar os jovens para os perigos da migração irregular.

Entre outras atividades, o projeto visa produzir fornos melhorados do tipo Thiaroye de Transformation da FAO, que permitem uma minimização no consumo de combustível, menos exposição ao calor, fumo e queimaduras, a possibilidade de armazenar os produtos acabados durante um período de tempo mais longo, e um controlo dos níveis de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos a fim de evitar a contaminação dos alimentos. Pretende-se, ainda, produzir vídeos de sensibilização acerca dos perigos ligados à migração irregular.

A Embaixada de Portugal e o Camões, - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., apoiam o projeto por via do Fundo de Pequenos Projetos.

32629 1

32629 2