Senegal: Projeto SWAIMS faz avaliação de necessidades de formação em Dacar

Publicado em segunda-feira, 07 novembro 2022 11:24

Entre 2 e 4 de novembro de 2022, decorreu em Dacar, Senegal, uma missão de avaliação das necessidades de formação em coordenação com a Marinha daquele país africano, na qual participaram o Comandante Rui Ferreira e o Primeiro-sargento fuzileiro Ricardo Julião, da Marinha Portuguesa.

Durante três dias, esta equipa teve a oportunidade de conhecer as instalações, assim como as capacidades de operação e treino dos militares, através da realização de várias atividades e entrevistas aos vários responsáveis da marinha senegalesa. Esta ação foi importante para a concretização de futuras ações de formação do projeto SWAIMS naquele país.

Houve ainda a oportunidade de realizar um breve encontro com a Embaixadora de Portugal em Dacar, Florbela Paraíba, nas instalações da Embaixada de Portugal.

O SWAIMS (Support to West Africa Integrated Maritime Security) é um Programa da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental) financiado pela União Europeia, cuja componente gerida e cofinanciada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. - e também cofinanciada pelo Ministério da Defesa Nacional -  tem um orçamento de 12 milhões euros.

33542 2

33542 3