Senegal: Reforço de meios do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar Universitário Aristide Le Dantec

Publicado em quarta-feira, 16 maio 2018 10:27

Teve lugar no passado dia 14 de maio de 2018 a cerimónia de entrega de material cardiológico ao Centro Hospitalar Universitário Aristide Le Dantec (HALD), adquirido com o apoio do Camões, I.P.

 

 

A cerimónia pública, na qual esteve presente o Embaixador de Portugal em Dakar, Paulo Jorge Nascimento, e o Diretor do Serviço de Cardiologia do HALD, Serigne Abdou Ba, contou com assistência da Direção do Hospital, largas dezenas de médicos, enfermeiros, outros profissionais de saúde e estudantes de medicina.

O professor Abdou Ba, na presença dos órgãos de comunicação social, incluindo canais televisivos, demonstrou reconhecimento e apreço pela iniciativa portuguesa, realçando o impacto do material disponibilizado, quer para diagnóstico e prestação dos cuidados de saúde, quer para a formação de todos os estudantes de medicina, e de cardiologia em particular, recordando que o Hospital Aristide le Dantec é um Centro Universitário de referência na África Ocidental, acolhendo estudantes de 17 países africanos. Apelou ainda a outros doadores presentes no país para seguirem o exemplo de Portugal, adotando uma política de proximidade e de suprimento de necessidades concretas. 

Na mesma linha, o Embaixador de Portugal em Dakar, Paulo Jorge Nascimento, salientou a importância dos equipamentos fornecidos para melhorar a qualidade e rapidez dos diagnósticos e prestação dos cuidados médicos. Manifestou ainda a sua satisfação com o efeito multiplicador que o investimento de Portugal terá na formação dos futuros médicos que fazem a sua formação no HALD, e a expetativa de que uma parceria efetiva e duradoura entre Portugal e o Senegal no domínio da saúde se venha a aprofundar.

O HALD é o hospital público mais antigo de Dakar, criado em 1912, sendo também Centro Hospitalar Universitário desde 1962. Para além da prestação de cuidados e da formação de profissionais de saúde, distingue-se pela investigação científica, nomeadamente no que respeita ao HIV (Vírus da Imunodeficiência Adquirida), tendo o HIV II sido isolado pela primeira vez em 1985 no laboratório deste Hospital.