Senegal: Visita da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação e da Presidente do Camões, I.P.

Publicado em sexta-feira, 28 outubro 2016 16:31

A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, realizou nos dias 17 e 18 de outubro de 2016 uma visita de trabalho ao Senegal.

Durante a visita, a delegação portuguesa, que integrou a Presidente do Camões-Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Ana Paula Laborinho, manteve contactos com alguns dos responsáveis que, no terreno, trabalham diária e diretamente com a língua portuguesa, em diferentes áreas de intervenção e nos vários níveis de ensino da língua. O encontro teve como objetivo ouvir as suas preocupações e expectativas relativamente à presença da língua portuguesa no Senegal. Atualmente, 44.000 alunos estudam português e existem 430 professores senegaleses.

No dia 18 de Outubro, a delegação portuguesa visitou a Sala de Portugal do Camões-Centro de Língua Portuguesa em Dacar. Durante esta visita, um grupo de estudantes de Português do ensino superior, em nome do CLP, deu as boas-vindas à delegação portuguesa, que foi recebida com canções em português e em línguas nacionais do Senegal. Estes estudantes tiveram ainda ocasião de trocar algumas palavras com as autoridades portuguesas, sobretudo a respeito do futuro da língua portuguesa no mundo e, em particular, no Senegal e quanto às suas expectativas de trabalho com a língua de Camões.

O Centro de Língua Portuguesa (CLP) do Camões em Dacar (Senegal) tem dez anos. Foi inaugurado a 10 de Junho de 2006, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas de 2006.

O CLP de Dacar organiza, anualmente, em todas as regiões do país, sessões de formação contínua destinadas aos professores de língua portuguesa de todas as regiões do Senegal e concursos de língua e cultura portuguesas com os alunos do ensino médio e secundário, bem como comemoração de efemérides e de dias festivos – Carnaval, 25 de Abril, 10 de Junho, com destaque para o Dia da CPLP. Promove ainda ciclos de conferências, exposições mostras de cinema, recitais de poesia, espetáculos de canto, de música e de teatro, dinamizando um grupo coral e de jograis e um grupo de teatro, em que intervêm, sobretudo, estudantes de língua portuguesa.