Senegal: Visita de trabalho do Presidente do Camões, I.P.

Publicado em segunda-feira, 02 março 2020 09:10

O Presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Luís Faro Ramos, realizou nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2020, uma visita de trabalho ao Senegal e revelou que está a ser estudada a ampliação dos dois Centros de Língua Portuguesa naquele país, onde há cerca de 50 mil estudantes de português em 300 escolas.

"A finalidade da visita era verificar 'in loco' este interesse enorme pela língua portuguesa. Temos no Senegal cerca de 50 mil estudantes no ensino de português ao nível do secundário e superior, em 300 escolas por todo o país e com mais de 400 professores", indicou Luís Faro Ramos.

No âmbito da sua visita, o presidente do Camões, I.P. encontrou-se no dia 25 de fevereiro, em Dakar, com o Reitor da Universidade Cheik Anta Diop, Ibrahima Thioub, onde existe um Centro de Língua Portuguesa, e reuniu-se no dia 26, em Zinguichor, com o Reitor da Universidade, Assane Seck, Courfia Keba Diawara, onde está instalado desde 2018 outro Centro de Língua Portuguesa.

Em Ziguinchor, onde Luís Faro Ramos foi recebido com o hino nacional de Portugal cantado por jovens senegaleses que estão a aprender português no  ensino secundário, há atualmente mais de 13 mil estudantes a aprender língua portuguesa, em 90 estabelecimentos de ensino e com cerca de 100 professores.

Com Lusa

 

Outras notícias:

https://www.rtp.pt/noticias/cultura/portugal-estuda-ampliacao-de-centros-de-lingua-portuguesa-no-senegal_n1207867

 

31449 2