Brasileiro Sérgio Rodrigues vence Grande Prémio Portugal Telecom de Literatura

Publicado em terça-feira, 09 dezembro 2014 18:15

O romance "O Drible", do brasileiro Sérgio Rodrigues, recebeu o Grande Prémio Portugal Telecom 2014, numa cerimónia realizada no Rio de Janeiro, Brasil, em que foi também homenageada a poesia portuguesa, com uma distinção atribuída a Gastão Cruz pela obra "Observação de Verão Seguido de Fogo".

"O Drible", que além do Grande Prémio foi eleito na categoria de melhor romance, narra a história de um antigo jornalista desportivo que, aos 80 anos, já no final da vida, decide reaproximar-se do filho com quem deixara de falar há mais de 20 anos.

Pouco a pouco, o velho pai que viveu os anos dourados do futebol brasileiro vai tecendo sua reaproximação com o filho, à medida que partilha com ele, durante pescarias de domingo, histórias dos grandes craques brasileiros daquele tempo.

No seu discurso de agradecimento, Sérgio Rodrigues fez um apelo por um ensino público de qualidade no Brasil, salientando que apenas quando o país tiver educação para todos poderá dar um "salto de qualidade".

O grande vencedor da noite salientou também a importância do prémio para a divulgação da literatura brasileira, que ele ainda classifica de pouco difundida noutros países.

"Prémios como este também são muito importantes porque a literatura brasileira, que é um pouco secreta, um pouco segredo de brasileiros, começa a ser cada vez mais traduzida ", celebrou.

O escritor Gonçalo M. Tavares, vencedor em duas edições do prémio Portugal Telecom, era o representante português presente entre os finalistas na categoria "romance" com a obra "Matteo Perdeu o Emprego".

O reconhecimento a Portugal concretizou-se na categoria Poesia, com o prémio ao livro "Observação de Verão Seguido de Fogo", de Gastão Cruz, editado no Brasil pela Móbile Editorial.

Ao usar da palavra, Gastão Cruz prestou homenagem a todos os poetas portugueses da sua geração, citando nomes como Jorge Sena, Carlos de Oliveira, Eugénio de Andrade, António Ramos Rosa, Rui Belo e Roberto Hélder, entre outros.

"Essa é a grande poesia à qual eu me sinto ligado. Com alguns desses autores eu convivi muito de perto e com alguns sinto grandes afinidades, portanto, este prémio é também para toda essa poesia", afirmou.

Na categoria contos e crónicas, o prémio foi para o brasileiro Everardo Norões, com o livro "Entre Moscas". Nascido em Crato, no estado do Ceará, no nordeste brasileiro, o autor já viveu em França, Argélia e Moçambique.

Cada vencedor recebeu um prémio pecuniário de cerca de 15,6 mil euros (50 mil reais).

Na edição deste ano estavam inscritas 489 obras de autores de língua portuguesa publicadas no Brasil em 2013, dos quais 194 romances, 172 de poesia e 123 livros de contos e crónicas.

A organização destacou um aumento no número de autores portugueses que concorreram nesta edição - foram 12 obras de portugueses, uma angolana e uma guineense - apontando um crescimento de publicações de autores lusófonos no Brasil.

Em 2013, o prémio foi entregue ao professor de literatura brasileiro José Luiz Passos, com o livro "O Sonâmbulo Amador", depois de o galardão ter sido do português Valter Hugo Mãe, em 2012.

Fonte Agência Lusa