Sessão de apresentação da edição portuguesa do relatório “Dinâmicas do desenvolvimento em África 2021: Transformação digital e empregos de qualidade”

Publicado em segunda-feira, 15 novembro 2021 16:47

Decorrerá no dia 17 de novembro de 2021, das 10h00 às 12h00 (hora de Lisboa), no Auditório da CPLP, em Lisboa, e online, a apresentação da edição portuguesa do relatório “Dinâmicas do desenvolvimento em África 2021 - Transformação digital e empregos de qualidade”, financiada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. Haverá interpretação simultânea em Português e Inglês.

A sessão de abertura contará com intervenções do Diretor-Geral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Armindo de Brito Fernandes, e do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, Francisco André.

O relatório será apresentado por Ragnheiður Elín Árnadóttir, Diretora do Centro de Desenvolvimento, da OCDE e por Yeo Dossina, Diretor Interino de Desenvolvimento Económico, Integração e Comércio, da Comissão da União Africana.

Participarão ainda o Ministro da Economia e Planeamento de Angola, Mário Augusto Caetano João e o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Moçambique, Daniel Nivagara. A Vice-Presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Cristina Moniz, encerra o encontro.

O relatório “Dinâmicas do desenvolvimento em África 2021: Transformação digital e empregos de qualidade” é o resultado de uma parceria entre a Comissão da União Africana e o Centro de Desenvolvimento da OCDE.

 A edição de 2021 analisa a forma como a digitalização pode criar empregos de qualidade e contribuir para a concretização da Agenda 2063, tornando assim as economias africanas mais resilientes à recessão mundial desencadeada pela pandemia do COVID-19. O relatório identifica quatro áreas principais para a transformação digital de África: colmatar o fosso digital, apoiar a inovação local, capacitar os trabalhadores independentes, e harmonizar, aplicar e monitorizar as estratégias digitais.

Esta edição inclui um novo capítulo que analisa as perspetivas de financiamento do desenvolvimento de África no contexto da crise económica mundial de 2020.

Dinâmicas do desenvolvimento em África tem por vocação alimentar o debate entre os membros da União Africana, assim como os cidadãos e os empreendedores. O seu objetivo é contribuir para um novo modelo de colaboração entre países e entre regiões centrado na aprendizagem mútua e na preservação dos bens comuns. Aceda aqui ao relatório completo.

Com OCDE

Acompanhe a sessão de apresentação aqui: https://www.youtube.com/CamoesIP

 

Tópicos neste artigo: