Sessões de divulgação e informação sobre as candidaturas em curso às subvenções no âmbito da Ação FRESAN em Angola

Publicado em sexta-feira, 13 setembro 2019 17:30

De 2 a 10 de setembro de 2019 o Camões, I.P. realizou, em Angola, um conjunto de sessões de divulgação e informação sobre o processo de candidatura, em curso, às subvenções a atribuir no âmbito da Ação FRESAN - Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola. Estas sessões decorreram em Ondjiva, Lubango e Moçâmedes, capitais das Províncias alvo do Projeto (Cunene, Huíla e Namibe respetivamente), assim como em Luanda.

As sessões versaram sobre os três convites lançados no passado dia 14 de agosto:

1. Projetos com foco no acesso a água

2. Projetos de promoção de segurança alimentar e nutricional

3. Pequenas iniciativas de transformação e comercialização

Prevê-se, neste âmbito, a atribuição de mais de 12 milhões de euros a projetos de elevado impacto junto das comunidades mais desfavorecidas e que mais sofrem com as alterações climáticas, como a insegurança alimentar e nutricional, a fome e a pobreza.

Durante as sessões de divulgação e informação foram abordadas, entre outras, questões como as ações que poderão ser financiadas, os requisitos para apresentação das candidaturas, a documentação que deverá ser enviada e como deve ser efetuado o seu respetivo preenchimento. Foi ainda salientado a necessidade de apresentação de candidaturas até 4 de outubro de 2019.  

Em cada uma das localidades, estiveram presentes em média cerca de 50 participantes, entre os quais representantes de ONG, outras OSC, universidades, entidades governamentais ligadas às áreas de atuação do FRESAN, tais como as Direções Provinciais de Agricultura e seus serviços de desenvolvimento e investigação agrícola e veterinária, os pontos focais do Gabinete do Ordenador Nacional e do Ministério do Ambiente e ainda o Gestor de Projetos da União Europeia e a equipa do Camões responsável pela implementação do FRESAN em Angola.

O FRESAN tem por objetivo contribuir para a redução da fome, pobreza e da vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional através do fortalecimento sustentável da agricultura familiar, nas províncias do sul de Angola mais afetadas pelas alterações climáticas, Huíla, Namibe e Cunene, sobretudo através do reforço sustentável, promoção de melhor nutrição e desenvolvimento de capacidades nas instituições, especialmente nas tutelas da agricultura, nutrição, ambiente e proteção civil. O FRESAN é uma ação financiada pela União Europeia e gerida pelo Camões, I.P.

No dia 16 de setembro de 2019 decorrerá em Lisboa, na sede do Camões, I.P., uma sessão idêntica para prestar os esclarecimentos necessários no âmbito deste processo.

31001 2